Paraná bate recorde de produtividade,
de acordo com pesquisas do Deral

Até agora a produtividade média do milho é a maior já colhida no Estado

Pesquisas do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria estadual da Agricultura, indicam que o avanço da colheita da safra de verão 07/08 está revelando excelentes índices de produtividade para a soja e para o milho no Estado. Esses resultados, segundo o Deral, estão garantindo a colheita de uma safra recorde que deve atingir 31,8 milhões de toneladas entre as três safras colhidas em 2008 no Estado, sendo 21,74 milhões de toneladas somente com os grãos de verão. A safra de verão está 2,7% maior do que o ano passado, quando foram colhidas 21,16 milhões de toneladas.  

Até agora a produtividade média do milho é a maior já colhida no Estado, com 7,2 mil quilos por hectare. E da soja, com 3.051 quilos por hectare, é a segunda melhor da série histórica acompanhada pelo Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento.

A produção de soja deve atingir um volume recorde de 11,89 milhões de toneladas, 1,2% acima da produção anterior, que foi de 11,76 milhões de toneladas, que também foi recorde, assinalou o engenheiro agrônomo do Deral, Otmar Hubner, em entrevista à Agência Estadual de Notícias. Cerca de 56% da safra já foi colhida e 33% vendida. Os produtores estão comercializando a safra 07/08 com preços médios 50% acima do ano passado, em função da queda dos estoques internacionais e aumento do consumo.

A primeira safra de milho deverá render um volume de 9,22 milhões de toneladas que deverá contribuir com a colheita recorde este ano no Paraná, considerando as duas safras: a normal e a safrinha. Para a safrinha espera-se uma produção de 6,4 milhões de toneladas, devendo totalizar 15,6 milhões de toneladas de milho colhidos no Paraná, podendo superar em 8,3% o recorde colhido em 2003, que alcançou 14,4 milhões de toneladas.

Cerca de 50% do volume de milho da primeira safra já foram colhidos e 34% vendidos. De olho nas boas perspectivas de consumo para o milho nos mercados interno e externo, os produtores já estão plantando a safrinha. A área plantada deve atingir 1,59 milhão de hectares, 7,4% maior que a área cultivada em 2007, que foi 1,48 milhão de hectares.  

De acordo com Hubner, a falta de chuvas nos últimos dias no Paraná é preocupante para o plantio da safrinha, mas a área plantada ainda não foi afetada.

A primeira safra de feijão, totalmente colhida, rendeu 413 mil toneladas, volume 26% menor em relação ao ano passado, quando foram colhidas 561 mil toneladas. Apesar da queda na produção, a produtividade do feijão da primeira safra também foi considerada boa. O rendimento médio de 1,5 mil quilos por hectare ficou 15% acima da média obtida nas últimas cinco safras.

A segunda safra de feijão plantada no Paraná, conhecida como o feijão das secas, começa a ser colhido. A área plantada atingiu 209.387 hectares, um aumento de 41,8% em relação à safra anterior. Cerca de 18% da safra já esta colhida, indicando uma produtividade média de 1,8 mil quilos por hectare, um resultado excelente para o período. A expectativa de produção para o feijão das secas no Estado é de 358 mil toneladas, sendo 68% de feijão de cores e 32% de feijão preto.

TRIGO - O produtor paranaense se prepara para o plantio de trigo, embalado pelas expectativas favoráveis de comercialização. O consumo mundial de trigo está maior do que a produção, causando redução nos estoques que estão no menor volume desde 1978, em torno de 110,4 milhões de toneladas. Por conta desse cenário, o mercado mundial está aquecido e as cotações estão no patamar de US$ 370 a tonelada na Bolsa de Chicago, enquanto que a média histórica é de US$ 125 a tonelada.

No Paraná, a segunda pesquisa de intenção de plantio do Deral já está 17,7% maior do que a anterior. Estima-se, agora, o plantio de 967.140 hectares e produção de 2,52 milhões de toneladas. Como o trigo é uma cultura sensível à falta de chuvas e geadas muito fortes, esse resultado deve se consolidar considerando as condições normais de clima, observou Hubner.   

Boletim Informativo nº 999, semana de 7 a 13 de abril de 2008
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná
  • voltar