Produtores já podem pedir
 curso sobre Mercado Futuro 

Palestra apresenta instrumentos de comercialização

"O produtor rural não pode mais se limitar a ser um produtor. Não pode se limitar a ser eficiente na produção e enfrentar problemas na comercialização". O alerta foi feito pelo técnico da FAEP, Jefrey Albers, na palestra promovida pelo Sindicato Rural de Ponta Grossa para sensibilizar produtores com relação à importância dos instrumentos de comercialização disponíveis, entre os quais, o Mercado Futuro. "Treze sindicatos foram escolhidos para dar início a este trabalho e o de Ponta Grossa foi um deles", explicou Albers.  

O evento, realizado no dia 7 de março, na sede do Conselho Regional de Medicina Veterinária, foi também um convite aos participantes para que integrem uma das turmas do curso de Mercado Futuro que o SENAR-PR está disponibilizando em todo o estado. "O produtor bem informado vai saber quando é interessante trabalhar no mercado futuro, quando o mercado físico é mais atrativo, e como utilizar essas ferramentas para se proteger do risco do preço", enfatizou o palestrante. Para Sérgio Antônio Sozim, produtor e presidente do Sindicato Rural de Ponta Grossa, ainda há muita desinformação e é preciso abrir caminho para que a informação chegue ao produtor. "O sindicato, a partir de agora, vai começar a trabalhar nessa área. Estamos em estudo para contratar uma consultoria que possa orientar os produtores", disse.  

No início de abril mais três palestras estão agendadas para divulgar o curso de Mercado Futuro - em Campina da Lagoa e Juranda (03/04) e em Ubiratã (04). O novo curso do SENAR-PR começou por Bandeirantes (06/03) e deve fechar março com  outras quatro turmas (Cornélio Procópio, Santa Mariana, Londrina e Tamarana). Para abril estão agendados cursos em Japurá (11/04), Santo Antonio da Platina (15), Santa Isabel do Ivaí (16) e Toledo(25). Os produtores interessados devem procurar o sindicato rural de sua região e solicitar a formação de uma turma.

 Bandeirantes sedia primeiro curso de Mercado Futuro


     Depois da realização do primeiro curso de Mercado Futuro no município, no dia 5 de março, o Sindicato Rural de Bandeirantes se prepara para fechar novas turmas para o treinamento. Entre os integrantes, alguns diretores do sindicato e produtores rurais. O instrutor Gumercindo Fernandes, que presta serviços ao SENAR-PR, trabalhou os conceitos da ferramenta Bolsa de Mercadorias e Futuros (BMF) com dinâmicas de simulação de operações, utilizando também o serviço on-line da BMF, fazendo com que os participantes interagissem com os conceitos em tempo real com o mercado. "A aceitação do curso foi tão boa que os participantes formaram um grupo para operar em conjunto na BMF com o apoio do Sindicato Rural de Bandeirantes", comentou Fernandes. Na Sala do Produtor, poderão ser feitas consultas on-line e reuniões para decidir a melhor forma de atuar na Bolsa. "O próprio Sindicato está buscando uma corretora como parceira para colocar os participantes direto atuando no mercado da BMF", acrescentou.  

Boletim Informativo nº 996, semana de 17 a 23 de março de 2008
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná
  • voltar