Produtores rurais do  
Paraná de olho no futuro

Garantir uma média de preços satisfatória para a produção agropecuária é o objetivo final de todo produtor. Vender só após a colheita, espelhar-se em preços passados, concentrar as vendas logo após a colheita, não escalonar as vendas, são atitudes ultrapassadas que vêm, pouco a pouco, sendo abandonadas das estratégias de comercialização dos empresários bem sucedidos, que aumentam ano a ano as operações em mercado futuro.

Vender parte da produção no mercado futuro dá ao produtor a garantia de receber pela sua produção o exato preço determinado por ele como ideal para cobrir seu custo de produção e gerar a renda desejada.

Isso é possível porque o produtor, acompanhando as oscilações de preço verificados na Bolsa de Mercadorias e Futuro - BM&F, fixa na Bolsa o valor que pretende receber pelo seu produto, realizando assim um "seguro" de preço para sua mercadoria. A partir daí, aconteça o que acontecer no mercado, o resultado de sua comercialização já é conhecido e garantido.  

Ferramenta utilizada pelos produtores americanos desde o final do Século 19, no Brasil o mercado futuro ainda é pouco conhecido e por isso criou-se uma imagem de complexidade em torno das operações, como se fossem direcionadas apenas para grandes empresas e grandes produtores.

Consciente da importância de capacitar os produtores a introduzirem em suas estratégias mais esta prática de comercialização, a FAEP firmou uma parceria com o Banco do Brasil que disponibilizou um funcionário especialista em Mercado Futuro para capacitar seu corpo técnico e instrutores do SENAR/PR. Nos últimos meses de 2007 esse corpo técnico freqüentou cursos, visitou as instalações da BM&F, preparando-se para transmitir o conhecimento de forma adequada.

Neste início de 2008 já existe uma movimentação no campo com produtores procurando os Sindicatos Rurais  para inscrição nos cursos que serão ministrados pelos instrutores do SENAR PR capacitados para isso.

Para o mês de março estão fechadas 5 turmas para participar do curso do SENAR "Trabalhador na Administração de Empresas Agrossilvipastoris - Mercado Futuro" nos seguintes municípios: Bandeirantes, Cornélio Procópio, Londrina, Santa Mariana e Tamarana.

Técnicos da FAEP estão realizando palestras de conscientização visando divulgar a ferramenta e incentivar a participação dos produtores nos Cursos do SENAR.

Os Sindicatos Rurais interessados nesta palestra de conscientização devem contatar com o Departamento Técnico Econômico da FAEP.    

  

Boletim Informativo nº 994, semana de 3 a 9 de março de 2008
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná
  • voltar