Produtores estabelecem
parcerias com frigorífico

*Por Rubens Niedherheitmann

Reunidos na Casa do Médico Veterinário em Paranavaí no dia quatro, produtores do noroeste do Estado, representantes da Sociedade Rural de Paranavaí, da Cooper Qi Carnes Nobres, do Sindicato Rural e membros da Comissão Técnica de bovinocultura de corte da FAEP, discutiram com o Frigorífico Mercosul Ltda uma nova sistemática de relacionamento entre produtores e frigorífico , dois importantes elos da cadeia produtiva da carne bovina.

O principal objetivo foi a divulgação pelo Frigorífico da forma de atuação na região uma vez que o Mercosul Ltda irá atuar na região com duas plantas, uma no Município de Paiçandú já em funcionamento e outra no Município de Nova Londrina que deverá entrar em operação no final de Janeiro de 2007.

Entre as novidades apresentadas pelo frigorífico, está o interesse em estabelecer parcerias com os produtores e o compromisso de remunerar o produtor com base em alguns critérios como, fidelização, classificação de carcaças e pagamento de um Plus por carcaças que apresentem características ideais para exportação.

Na reunião também foi apresentado o novo SISBOV, para o caso de animais para exportação.

Um dos pontos mais importantes da reunião segundo os produtores, foi um acordo firmado entre as partes para a colocação de uma balança do produtor no Frigorífico. Segundo Demerval Silvestre, diretor da sociedade rural do Noroeste do Paraná que levantou a questão, este procedimento já acontece em alguns Estados brasileiros mas ainda não havia espaço nem ambiente para implantação aqui no Paraná. Com a nova postura do Frigorífico teremos mais clareza nos negócios, eliminando aquela dúvida que sempre existia na cabeça do produtor ao entregar seus animais, destaca o Médico Veterinário Carlos Costa Júnior Diretor da Q. I. Carnes Nobres.

Para o presidente do Sindicato Rural de Paranavaí e vice-presidente da FAEP, Ivo Pierin Júnior, o posicionamento do Frigorífico é sem dúvida um avanço significativo na cadeia da carne bovina, esperamos que uma nova fase esteja começando e permaneça cada vez mais melhorando a relação produtor/frigorífico.


Boletim Informativo nº 940, semana 18 a 24 de dezembro de 2006
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná

VOLTAR