JAA de Salto do Itararé conhece produção de café orgânico

No dia 20 de maio, os participantes do Programa Jovem Agricultor Aprendiz (JAA) de Salto do Itararé tiveram a oportunidade de conhecer uma propriedade que produz café orgânico.

O produtor Valtamir Mezzomo tem cinco hectares de café cultivado no sistema orgânico, em seu sítio.  Com a ajuda de um técnico da Emater, o produtor conversou com os jovens sobre o manejo, colheita e secagem do café. Mezzomo conquistou o primeiro lugar no Concurso Nacional da ABIC de Qualidade do Café em 2006. Na visão do produtor, a capacitação é ferramenta fundamental para o desenvolvimento do agronegócio. "Como era um sítio em que não se plantava nada há sete ou oito anos, e estava tomado pelo mato, busquei informações, fiz um curso de colheita e secagem, no SENAR-PR, que me instruiu no processo de colheita seletiva, fundamental para a premiação", explicou.

A instrutora Ana Regina Jaremtchuk, que presta serviços ao SENAR-PR, acompanhou o grupo durante a visita. Segundo ela, o somente o fato de ter um produtor premiado por qualidade na cidade foi suficiente para despertar o interesse dos jovens.  

"Após a visita, compreendi que não importa a área escolhida, o caminho é o mesmo, as dificuldades virão para serem superadas", disse a participante Rafaela Cardoso Barbosa. A jovem Gilmara Fernandes da Silva destaca a conquista do produtor. "O senhor Valtamir fez da nossa cidade de Salto do Itararé, origem do melhor café orgânico do Brasil. Ele nos incentivou a fazer um bom proveito das nossas terras e da nossa vida para ter um bom estudo e valorizar o que nossos pais irão deixar para nós".

Boletim Informativo nº 1008, semana de 9 a 15 de junho de 2008
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná
  • voltar