SENAR-PR apresenta Planejamento Estratégico aos colaboradores

A conclusão do trabalho de Planejamento Estratégico, desenvolvido pelo SENAR-PR ao longo dos cinco primeiros meses deste ano, foi apresentada no último dia 30, em Curitiba, aos funcionários do SENAR-PR e da FAEP. O superintendente do SENAR-PR, Ronei Volpi (foto), lembrou que o resultado do trabalho é fruto da participação dos diversos atores envolvidos nas ações da instituição. 

Na ocasião, Volpi destacou o papel fundamental que as ações de formação profissional e promoção social exercem no meio rural, num momento em que o cenário agropecuário é alvo de constantes mudanças. Isso implica  no domínio do uso de tecnologias em processos sustentáveis, buscando a utilização racional de recursos em um ambiente de alta competitividade. 

"A conclusão do Plano Estratégico não encerra o trabalho de planejamento. Nos conduz a uma nova etapa, a de implantação do plano de ação. É o momento de colocar em prática tudo o que foi  definido pelo planejamento", disse.  

A necessidade de desenvolver um Planejamento Estratégico no SENAR-PR foi avaliada pelo Conselho Administrativo em janeiro deste ano. Seguiu-se, então, a realização de uma pesquisa de opinião junto aos clientes e parceiros da instituição, avaliando o alcance e efeito do trabalho do SENAR-PR em todo o estado. Mais de duas mil pessoas foram entrevistadas. 

Parceiros e funcionários também participaram de oficinas de trabalho. Uma primeira oficina tratou do planejamento estratégico e, dando continuidade ao processo, foi realizada uma oficina de planejamento operacional. Esse trabalho foi concluído com a elaboração de um relatório final e o Plano de Estratégico. Este, com a aprovação do Conselho Administrativo, está pronto para ser implantado.       

Em 15 anos de atividades, o SENAR-PR ultrapassou 1,1 milhão de participações nos cursos de Formação Profissional Rural. Considerando os últimos cinco anos, foi registrado um aumento de 121% no número de cursos oferecidos e de 141% no número de participantes. Mesmo assim, de acordo com a pesquisa realizada, o SENAR-PR atingiu, até agora, somente um terço de seu público-alvo. 

Linhas de ação - Três grandes linhas de ação regem o Plano Estratégico do SENAR-PR: ampliação no atendimento, formação profissional contínua e ênfase no empreendedorismo.  

Em relação ao público atendido, mesmo realizando cursos em praticamente todos os municípios do estado, o SENAR-PR entende que precisa aumentar sua capilaridade e ganhar presença em lugares onde sua atuação ainda é discreta. O desafio depende do aumento no número de parceiros que ajudem a identificar o público e a área de atuação. Esse foi um dos motivos que provocaram o Planejamento Estratégico, recentemente, corroborado pelos resultados da pesquisa. 

Já a formação profissional contínua leva à adoção da certificação por ocupação. O desafio é dar um salto de qualidade, ainda maior, na qualificação dos  e trabalhadores e produtores rurais. A qualificação de forma modular, cobrindo todas as áreas de uma determinada ocupação, oferece ao trabalhador e ao produtor a possibilidade de uma certificação mais completa. O que refletirá, certamente, na redução de custos e no aumento na rentabilidade. 

Transformar o produtor rural em empresário é o outro desafio que o SENAR-PR propõe. A gestão ainda é um ponto fraco na agricultura paranaense. O produtor rural é competente na produção, mas ainda apresenta deficiências na administração do negócio e na comercialização da safra. O objetivo do SENAR-PR é fazer desse produtor um empresário que saiba retirar, do seu negócio, a melhor rentabilidade e o melhor rendimento possíveis. Para isso, ele precisa estar sintonizado com o mercado, com instrumentos de proteção de preços e com a redução de riscos, entre outros fatores.  

As atividades estabelecidas no Plano Estratégico seguem um cronograma pré-estabelecido. Após a implantação, a avaliação dos resultados será contínua na revisão e atualização de metas e medidas. Assim como o Planejamento Estratégico, a implantação das ações depende da participação e colaboração de parceiros e agentes envolvidos no trabalho do SENAR-PR que, periodicamente, deverão ser contatados para participar do processo. 

Boletim Informativo nº 1008, semana de 9 a 15 de junho de 2008
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná
  • voltar