JAA de Mamborê acredita em futuro
melhor e  mobiliza comunidade rural

A demanda crescente por mão-de-obra qualificada no meio rural tem sido um problema para muitos moradores da comunidade do Guarani, em Mamborê. São comuns os casos de trabalhadores analfabetos ou semi-analfabetos com dificuldades para se enquadrar no novo perfil exigido. O curioso é que a resposta para esse problema está partindo dos jovens da comunidade.

Os participantes do JAA, que no início do Programa pareciam descrentes quanto às possibilidades de melhoria das condições da comunidade, começaram a perceber que existe saída e que a solução, em grande parte, só depende deles. "Alguns dos jovens pensavam que nada podia mudar sua realidade. Agora, começam a perceber que podem fazer a diferença", comentou a instrutora Vanessa Lermen, que presta serviços ao SENAR-PR.

Para começar, os jovens escolheram organizar um evento que mexesse com a auto-estima dos moradores da comunidade. Aproveitaram os conceitos dos cursos de Administração e De OLHO na Qualidade, que estão aprendendo, para organizar um jantar ítalo-brasileiro, no último dia 24 de maio. Aos jovens, coube a venda dos convites, organização do salão, serviço de mesa e controle do atendimento. O restante das tarefas foram realizadas por voluntários  e parentes dos participantes. "Este pequeno passo teve um impacto profundo na auto-estima destes jovens, que começaram a recobrar a esperança de sonhar com um futuro melhor e começam a planejar novas etapas para suas vidas", disse Vanessa. O lucro obtido com a realização do evento foi usado para cobrir despesas da visita que feita pelo grupo ao Parque Estadual de Vila Velha, no dia 31 de maio.

De acordo com a instrutora, o apoio dado pela prefeitura  do município tem sido fundamental. "A comunidade sonhava com uma biblioteca pública no próprio Guarani, mas o projeto andava meio esquecido. Com o apelo dos jovens, hoje, a biblioteca já se prepara para entrar em funcionamento, e com um incentivo importantíssimo. Teremos dois jovens do JAA atuando como estagiários meio período cada, como se fosse o seu primeiro emprego!", destacou Vanessa.

Boletim Informativo nº 1007, semana de 2 a 8 de junho de 2008
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná
  • voltar