Curso ensina uso correto e seguro de agrotóxicos 

Trinta funcionários de uma empresa reflorestadora do município participam até sábado, 19, do Curso de Aplicação de Agrotóxicos Costal, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), em parceria com o Sindicato Rural de Guarapuava.  As duas turmas terão aulas teóricas no auditório do Sindicato e aulas práticas em uma propriedade rural da região.  

Segundo o instrutor do Senar, engenheiro florestal Daniel Giorno Nascimento, o curso profissionalizante, de pelo menos 20 horas, é obrigatório pela NR 31 para todos que trabalham com aplicação de agrotóxicos. "O principal objetivo é a segurança do trabalhador no momento de aplicação e da manipulação do produto", explica 

O uso do Equipamento de Proteção Individual (EPI) é indispensável neste tipo de serviço. "Calça, jaleco, luvas, óculos, boné árabe, viseira, botas e avental", cita o instrutor, recomendando o uso do EPI não apenas para a aplicação do produto, mas também para o transporte, armazenamento e preparo da calda. "É importante também um cuidado especial na hora de retirar, lavar e guardar o equipamento", ressalta. Segundo ele, as intoxicações acontecem devido à falta de instrução e de treinamentos sobre os riscos proporcionados pelos agrotóxicos. 

Para o participante Joélcio da Cruz Silva, o curso foi fundamental porque diz respeito à saúde do trabalhador. "Tenho um amigo que se intoxicou porque não utilizou o equipamento. Passava veneno fumando. Sei do perigo e por isso faço tudo direitinho, seguindo as normas de segurança", contou. Jean Luiz Gaspar indica o curso para quem trabalha neste setor. "Foi muito bom para mim. Com certeza, vai melhorar meu trabalho no dia-a-dia", revelou. 

O técnico de segurança do trabalho Robson Ferreira de Paula, da empresa que solicitou o curso do Senar, destaca que a reflorestadora pretende capacitar cada vez mais os colaboradores para um melhor aproveitamento dentro do quadro da empresa e também para o mercado externo, já que existe carência de profissionais qualificados nesta área.

Boletim Informativo nº 1001, semana de 21 a 27 de abril de 2008
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná
  • voltar