SENAR capacita instrutores
para o Empreendedor Rural

Em maio, a administração central do SENAR dará início à capacitação de 127 instrutores que irão atuar no Programa Empreendedor Rural (PER) em 22 estados do Brasil. Entre os dias 2 e 4 de abril, um grupo que reuniu instrutores do Paraná, Goiás, Mato Grosso do sul e técnicos da administração central realizaram uma oficina para atualização dos planos de aula dos módulos técnicos do PER.  "Com a nacionalização do Programa, surgiu essa demanda dos instrutores", explicou Patrícia Gomes, coordenadora do PER nacional.

Nos três dias de trabalho foram revistos todos os módulos técnicos e elaborados planos de aula para cada um deles. "Demos várias sugestões para deixar os planos bem abertos", acrescentou Patrícia. À medida que os instrutores forem capacitados, darão andamento a novas turmas do PER. A expectativa é que pelo menos oito mil pessoas participem do Programa este ano em todo o país, não incluídos os números do Paraná, onde a meta é qualificar três mil novos empreendedores rurais em 2008.

    Empreendedores de Toledo incentivam novas turmas 

 

O grupo Agrolíder, de Toledo (foto), é formado por integrantes da Fase três do Programa Empreendedor Rural (PER) em 2006. De lá para cá, se reúne todos os meses, conforme pauta e necessidades do grupo. A partir do comprometimento e participação, o trabalho desses empreendedores vêm construindo resultados interessantes.
O instrutor Mario Alexius, que presta serviços ao SENAR-PR, cita a participação deles na Associação dos Avicultores, que foi formada pelo próprio grupo, Associação dos Suinocultores, Conselho de Desenvolvimento Rural, Comissão da Pequena Propriedade da FAEP e também diretoria do Sindicato Rural de Toledo. "O grupo procura se manter unido, e continua buscando novos conhecimentos. Exemplo disso, é que formaram turma para participar este mês do curso de Mercado Futuro", observa Alexius. "Acredito que o grupo está no caminho certo, e pode ser fortalecido com a inclusão de futuros empreendedores rurais das novas turmas", concluiu. 
Mobilização - O Agrolíder é um eficiente "garoto-propaganda" e vem alavancando a formação de novas turmas do PER. No mês de março, o grupo organizou uma confraternização entre  todos que já passaram pelo PER para uma confraternização e sensibilização para a nova turma de empreendedores que teve início dia 8 de abril. 

Boletim Informativo nº 1000, semana de 14 a 20 de abril de 2008
FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná
  • voltar